top of page
Imagem do WhatsApp de 2024-08-10 à(s) 15.56.50_a20361cb.jpg

A Psicologia & eu

Minha história

Minha relação com a psicologia começou cedo. Aos 14 anos, ganhei uma biografia de Freud de presente do meu pai. Foi a primeira vez que mergulhei no mundo da psicanálise, e fiquei fascinada com a forma como Freud descrevia o funcionamento da mente humana. A teoria fazia total sentido para mim, especialmente a visão sobre o desenvolvimento da personalidade. Aquele livro me marcou profundamente e nunca esqueci o que aprendi.

Aos 16 anos, comecei a frequentar eventos de psicanálise com minha prima, uma grande psicanalista que sempre foi uma fonte de inspiração para mim. Naquela época, eu nunca imaginei que um dia me tornaria psicóloga, mas minha admiração pela área e a curiosidade pelos comportamentos humanos sempre estiveram presentes.

Foram necessários muitos anos e algumas tentativas em outros cursos superiores até que a psicologia cruzasse meu caminho novamente. Durante o segundo período do curso de Direito, fui apresentada à disciplina de Psicologia Jurídica. Mais uma vez, a psicologia me encantou. Em 2014, decidi mudar de direção e buscar uma profissão que estivesse alinhada com o meu propósito de vida: trabalhar com paixão. No ano seguinte, comecei a estudar Psicologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A trajetória na UFPB foi uma grande aventura, tanto profissional quanto pessoal. Durante esse período, aprendi com excelentes professores e vivenciei diversas experiências na área, desde o plantão psicológico até a avaliação de personalidade em casos de violência contra a mulher em presídios e delegacias. Também tive a oportunidade de participar, me apresentar e organizar eventos, além de contribuir com a escrita de capítulos de livros. Foi um período intenso, onde me aprofundei na ciência psicológica e suas inúmeras possibilidades.

Iniciei minha análise pessoal em 2016, e, desde então, são quase 10 anos de terapia. Essa década foi dedicada ao meu autocuidado, onde pude, pessoalmente, testemunhar a importância do cuidado psicológico, alcançando marcos significativos na minha vida.

Nos últimos períodos do curso, fiz estágio no CAPS AD, um dispositivo público destinado ao cuidado psiquiátrico, psicológico e social de pessoas com adicção a álcool e drogas. Também estagiei no Tribunal de Justiça da Paraíba, onde trabalhei com uma equipe de psicólogas que prestavam serviços para as varas de família.

Finalmente, me formei e comecei a atuar na clínica. Desde então, tenho me dedicado a algo que amo: escutar e cuidar de pessoas. Ao longo desses anos, percebi o quanto a psicologia faz sentido na minha vida. Continuo sendo uma grande curiosa e profundamente interessada pela vida, pela psicologia e por tudo o que diz respeito ao ser humano.

Este é o meu caminho na psicologia, uma jornada que continua a me inspirar e a enriquecer minha vida a cada dia.

bottom of page